Evolução nas personalidades

Outro dia li a frase “As leis humanas evoluem com a evolução das personalidades humanas”* e fiquei pensando sobre o assunto. Imagino que, dentro desta mesma linha de pensamento, seja por este motivo que existam tantas leis e regras de conduta a serem seguidas. Afinal, as personalidades que habitam a Terra são incalculáveis e para normatizar o comportamento de todas elas realmente são necessárias muitas leis.

Gostei muito desta frase. Só não sei se concordo com a utilização da palavra “evolução” para designar as mudanças das personalidades humanas. Digo isto porque, a meu ver, a palavra se remete a não apenas uma mudança de atitudes e pensamentos, mas de melhoramentos. E, desta forma, me pergunto: Se estamos melhorando nossas personalidades, porque então precisamos de tantas leis?

Entendo que estamos cercados por padrões morais e legais que devem ser seguidos para que possamos viver dentro da maior harmonia possível. Porém, se nós realmente fossemos seres evoluídos satisfatoriamente, não precisaríamos de leis ou quaisquer outras obrigações para vivermos a risca do que é considerado correto. Nossos valores seriam suficientes para garantir a paz no mundo.

Acredito que é possível estarmos evoluindo. Ao menos se nos compararmos com nossos antepassados primitivos é possível notar uma diferença drástica na questão da educação, trato com as pessoas e conscientizações nos mais diversos aspectos. Por esta razão não nego nossa evolução! Apenas chamo a atenção para o fato de que ainda falta uma longa estrada a ser seguida para chegarmos na tão deseja perfeição, onde as leis não serão mais necessárias.

*Chico Xavier

(Música do dia: Maroon 5 – She will be loved – Acoustic Version)

Um comentário em “Evolução nas personalidades

  1. Evolução na personalidade! Pensar que o ser humano está evoluindo é primeiro saber o que é evolução. Existe uma série de coisas que evoluem, mas depende qual conceito de evolução que se tem. Se for bem específico e dizer evolução humana aí sim digo a única de evolução que vejo é o apêndice e o dente ciso que anda sumindo do corpo humano. Como se percebe, no meu conceito de evolução estou pensando na parte física do corpo, mas se o que quero é a evolução da personalidade, o que vejo não muda muito da época que desenhávamos em cavernas. Pode-se até ter evoluído no aspecto científico, mas ainda somos macacos em busca da banana mais doce. Um dia estava entrando no banco e vi um homem preso na porta giratória aos berros dizendo que não ia sair de lá, que não ia abrir a bolsa, batendo no vidro da porta … enfim, me veio uma imagem de um homem das cavernas, daquele tipo que fica batendo a cabeça na parede para ver se dói. Todo dia encontramos vários exemplos de personalidades como essa que citei. Isso é tão fácil de comprovar que basta sair um dia de casa que achará vários exemplos de personalidades “não evoluídas” rs. Inclusive acho que as vezes faço esse papel, quando acelero meu carro para não deixar passar uma outra pessoa que está me incomodando no trânsito. Então dizer que o ser humano está evoluindo sua personalidade, depende! Com relação as leis, aí já vejo algo necessário afinal de contas somos seres de um meio social. Qualquer tipo de relação em grupo existe demarcação de território, propriedade! É assim com os animais irracionais e não muda conosco. Não se envolve diretamente o aspecto moral, religioso ou evolutivo, mas apenas coincidências e conflitos de interesses em que uma lei determina qual das partes tem prioridade ou razão.

Deixe um comentário