Amor de anjo

Será que os anjos podem amar seres mortais e imperfeitos como nós?

Já li livros, ouvi músicas, já assisti a filmes e seriados que usam anjos e humanos dentro de romances lindos e tocantes. Toda vez que penso nisso não consigo deixar de me perguntar se realmente é possível.

Partindo pela linha da lógica, para enxergar esta utopia como uma verdade cabível, seria necessário se acreditar nos seres celestiais em um primeiro momento. Para mim isso não é nada difícil porque simplesmente não consigo imaginar uma vida sem um anjo da guarda, protetor, ou inspirador de bons pensamentos e sensações.  Mas, não consigo decifrar este enigma da possibilidade ou inviabilidade de um anjo se apaixonar.

Se a gente entender os anjos como seres que alcançaram a perfeição, o fato deles se apaixonarem seria algo impuro? O amor é um sentimento desprovido de perfeição, contrário a evolução? Sinceramente, eu acho que não. Se fosse assim Deus, sendo soberano na sua capacidade de amar a todos igualmente, também seria imperfeito.

Não sei se posso concluir, embasada unicamente pela percepção do amor divino, que os anjos podem sim amar um ser humano. Mas, chegando a esta ideia já me vem outras perguntas: E este amor seria um amor de carinho, de querer cuidar e conduzir ao caminho do bem? Ou seria um amor tal como o que ocorre entre um homem e uma mulher?

Ao tentar responder as primárias perguntas, me faço novas indagações: Qual o amor é o verdadeiro amor? O carnal, tal como conhecemos na Terra, ou o amor espiritual, sem apego, com o único intuito de auxiliar o próximo?

(Música: Goo Goo Dolls – Iris)