Essência do final feliz

Acredito que em certas ocasiões, especialmente quando a maré de azar resolve exercer sua influência, é melhor deixarmos de lado o otimismo, esquecermos da esperança e reservar espaço unicamente para o ceticismo. Não que o famoso “pensar no melhor” seja uma atitude equivocada… Mas, mantenho a opinião de que às vezes acreditar no lado bom das coisas nos impede de ver muitas verdades.

Chego a perceber que até existe certo preconceito contra o pessimismo. Parece que as pessoas o encaram como algo ruim ou desdenhoso… Sinceramente, eu não consigo ver as coisas por este ângulo. Para mim, manter os pés no chão, e em alguns momentos as mãos também só para garantir, é uma atitude digna de respeito e invejável porque parte unicamente da racionalização das situações e, como sabemos, toda forma de pensar é louvável mesmo que não compartilhemos de tal opinião.

Admiro as pessoas que conseguem manter o  otimismo de forma inabalável tal como muralhas. Por mais que eu tente, não consigo… Na realidade, no atual momento estou buscando conservar a minha total descrença com a esperança, mas tenho que confessar que não estou sendo vitoriosa.

Mesmo adotando a filosofia do pessimismo, de vez em quando me bate aquele pensamento de que algo bom pode acontecer. Os meus pés, até então pregados no chão, ganham vida própria e tentam se equilibrar na ponta dos dedos. Mesmo sem querer querendo, surge uma pontinha de esperança num coração que quer se tornar incrédulo, mas tem a essência de acreditar que tudo sempre tem um final feliz.

(Música: Sick Puppies – Issues)

Deixe um comentário